sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mandioca


De acordo com sua região é denominada com nomes diferentes como macacheira, macambe etc. Compostas por sais minerais como Cálcio, Ferro e Fosforo; contendo também vitaminas do Complexo B. Possui uma casca fina na cor marrom, sendo que a parte interna é branca. É uma planta perene, arbustiva, pertencente a família das Euforbiáceas. A parte mais importante da planta é a raiz.

A mandioca é uma comida de cultura indígena e que vem sendo tida como bom alimento até hoje, e ja espalhada por todo o mundo. A mandioca na Africa e usada para nutrir as pessoas que lá precisam. 

Se quiser plantar ou consumir uma mandioca, saiba que sua safra vai de Janeiro a Junho; É cultivada em regiões de clima tropical e subtropical; Temperaturas inferiores a 15ºC prejudica o desenvolvimento vegetativo da planta; Há evidência que a mandioca tolera as condições de acidez do solo.


Os produtos das raízes para alimentação humana são a farinha, a fécula, o beiju, o carimã, dentre outros. A fécula é bastante utilizada nas indústrias de alimentos como em outras indústrias.


Criss Aguiar Pereira. 11

4 comentários:

  1. Atualmente a Nigéria é a maior produtora de mandioca.
    Ela tem vários nomes como macaxeira, aipim, pão-de-pobre.
    A mandioca tem um alto valor energético (cada 100g possui 150 calorias).
    A Mandioca é rica em vitamina A que previne no envelhecimento e combate os radicais livres, faz bem aos cabelos e à pele.
    Lara Alves Menêses 2a2

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que essa comida deliciosa nos traz tantos benefícios (Violeta 2a2)

    ResponderExcluir